O Poder do Desenvolvimento Humano

Você já ouviu falar no termo Síndrome de Gabriela? “Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim. Gabriela. Sempre Gabriela”.

A partir desta expressão popularmente conhecida pela música “Modinha para Gabriela” de Dorival Caymmi, podemos afirmar que sempre seremos do mesmo jeito que nascemos? Sem mudar? Sem amadurecer? Sem desenvolvimento como indivíduo? Impossível! 

No momento em que nascemos já não somos mais os mesmos. Mudamos de ambiente, do nosso mundo interno “o ventre acolhedor de nossa mãe” para o mundo externo, com infinitas possibilidades.

Nos primeiros anos de vida e muito provavelmente até a formação de adulto “conhecida como maior idade”, somos acompanhados por algum tutor, outro ser, também em desenvolvimento, nos conduzindo pela vida de acordo seus conhecimentos, experiências e aprendizados. 

Mas afinal, o que é desenvolvimento?

De acordo o dicionário, desenvolver-se é o aumento de qualidades morais, psicológicas, intelectuais, ou seja, desenvolvimento de habilidades e inteligência. 

Abordamos os dois principais aspectos do desenvolvimento humano que se bem trabalhados podem transformar o indivíduo.

Desenvolvimento Pessoal: tem a finalidade de potencializar as habilidades de cada pessoa, proporcionando melhorias no processo evolutivo como indivíduo, a fim de alcançar seus objetivos e sonhos. 

Desenvolvimento Profissional: é composto por diversas atividades e métodos, melhorando as habilidades técnicas e comportamentais no âmbito organizacional visando superar desafios para melhor trilhar o caminho de realizações.

Para iniciar o processo de desenvolvimento você poderá mapear algumas informações fundamentais refletindo sobre: 

  • Autoconhecimento: Eu realmente conheço minhas fortalezas? Consigo identificar quais são minhas oportunidades de melhoria? Você precisa se conhecer de fato, no que realmente é bom e saber identificar quais são os pontos que precisam ser trabalhados.
  • Missão, visão e valores: Se você parar para pensar, todas as empresas, ou grande parte delas, têm esses princípios muito bem definidos e que também podem ser aplicados individualmente. Comece a se perguntar: Qual é a minha missão de vida, meu propósito neste mundo? Tenho visão do que quero para o futuro? Aonde quero chegar? Em quanto tempo quero chegar? O que desejo conquistar/realizar? Que valores são importantes para mim? Quais atitudes eu admiro nas pessoas? Aplico as atitudes que admiro com o próximo? Quais são as qualidades que considero mais relevantes no ser humano?
  • O que quero e o que tenho que fazer: O desenvolvimento tanto profissional como pessoal não acontece como um passe de mágica e nem sempre na vida você fará apenas o que gosta. Por tanto é importante pensar o que você gosta de fazer e também deverá entender o que não gosta de fazer, mas sabe que será necessário realizar para alcançar seus objetivos. 

Como potencializar o seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional?

Após mapear todas as informações necessárias e entender o que precisa ser melhorado é necessário agir.

Para potencializar o desenvolvimento você precisará definir um plano, ter seus objetivos bem traçados, quais serão os métodos adotados e colocar a mão na massa.

Duas formas importantes que podem alavancar esse processo e apresentam bastantes resultados são por meio de Leituras específicas e um trabalho mais personalizado, como por exemplo, buscar um profissional de Coaching.

Leituras específicas

A leitura constante aprimora nossa visão de mundo e mesmo com toda a tecnologia que nos rodeia ainda é uma das formas mais assertivas de aprendizado sobre diversos assuntos. Com a leitura, além de conhecer coisas novas você poderá potencializar os conhecimentos que já tem. 

Entre muitas literaturas recomendadas para o desenvolvimento, destacamos três livros que você não pode deixar de ler: 

  • Inteligência Emocional – Daniel Goleman;
  • Propósito — A Coragem de ser quem somos – Sri Prem Baba;
  • Desperte seu Gigante Interior – Anthony Robbins.

Além dessas indicações, busque literaturas que mais se adequem aos seus objetivos. 

Coaching

O Coaching é um método de atendimento personalizado utilizado para orientar o Coachee (Cliente/Aluno) em seu desenvolvimento. Utilizando os métodos e estratégias corretas, o Coach é o profissional que contribuirá para que você alcance seus objetivos, sejam elas profissionais e/ou pessoais em menor tempo, pois trabalha com assertividade e clareza nas fortalezas e limitações que impedem o coachee de alavancar seu progresso.

É um trabalho bastante interessante, pois são utilizadas diversas ferramentas de análise, o que também gera muito valor e aprendizado no processo de desenvolvimento.

Conclusão

Somos seres em constante evolução, em todos os sentidos. No mundo globalizado em que vivemos as mudanças são cada vez mais constantes e consequentemente nos desenvolvemos, consciente ou inconscientemente.

Não só o mercado de trabalho, mas a vida e as relações humanas exigem de nós cada vez mais sermos pessoas melhores.

Se você investir somente no desenvolvimento profissional poderá ter algumas frustrações futuras, por isso é importante que sejam trabalhados os dois âmbitos. Somos pessoas antes mesmo do profissional e se tivermos uma base sólida estabelecida como indivíduo, teremos o poder e a chave do sucesso para encarar e compreender os desafios da vida.

“Existir é mudar. Mudar é amadurecer. Amadurecer é continuar criando a si mesmo infinitamente! “― Henri Bergson

Invista em você e desenvolva-se com a Evolvup!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais?
Nos acompanhe nas redes sociais
e não esqueça de compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *