Passaporte para oportunidade_Evolvup

Currículo: O passaporte da oportunidade!

A palavra Curriculum Vitae tem origem latina e traz consigo um significado importante: Trajetória de Vida.

No Brasil é mais usual o termo currículo, sendo o documento primário para que qualquer pessoa possa concorrer a uma vaga de trabalho ou até mesmo a uma bolsa de estudos em uma universidade, reunindo informações pessoais, acadêmicas e profissionais do candidato.

Pensando que ele é o contato inicial com qualquer empresa, deve ser organizado e bem elaborado para que seja destacado em meio às demais “trajetórias de vida” concorrentes.

A tarefa pode parecer simples, mas se o currículo não estiver bem feito você perderá muitas oportunidades na fase inicial dos processos seletivos.

E quais são os pontos principais para a elaboração do famoso CV?

1 – Defina o estilo:

Existem vários estilos de currículos que podem atender o candidato de acordo o seu perfil profissional e as vagas que irá se candidatar.

  • Cronológico: é um dos modelos mais utilizados, nele as informações acadêmicas e profissionais são relatadas com base nas datas dos fatos e o foco é descrever as experiências de trabalho.
  • Funcional: Mais usual pelos profissionais com vasta experiência, o modelo de currículo funcional traz as informações mais claras para o recrutador, pois as competências, experiências e formação são descritas por partes e fica mais fácil identificar se você se adequa ao perfil da vaga.
  • Competências: é baseado na construção de informações, relatando as competências desenvolvidas e aprendidas ao longo de suas experiências e que estão mais direcionadas para uma vaga específica.

2 – Organize as informações:

O currículo unifica todas as informações necessárias para que o recrutador possa entrar em contato com você, elas devem estar bem estruturadas e sempre atualizadas.

Dados Pessoais: Sempre inicie o documento com seus dados básicos como: nome completo, telefone, e-mail e endereço.

#Dica 1 Sabemos que o celular já se tornou praticamente uma extensão do nosso corpo, mas vale ressaltar que é importante colocar mais de um telefone para contato. Caso a empresa não consiga falar com você no primeiro número informado, se está interessada no seu perfil com certeza tentará no segundo.

#Dica 2 – Muitos candidatos têm vários e-mails, informe o e-mail que acessa diariamente. Algumas empresas tem a prática de enviar alguns testes antes da entrevista final para pré selecionar os candidatos e se você não estiver atento pode perder uma super oportunidade.

Objetivo Profissional: Neste tópico você deve ser objetivo, é o momento de apresentar ao recrutador qual é o cargo que você deseja ocupar na empresa.

#Dica 1: Não defina um objetivo amplo como, por exemplo, “trabalhar na área administrativa”. Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve (Lewis Carroll).

#Dica 2: Caso tenha interesse em atuar em cargos distintos você pode deixar um currículo salvo em Word e alterar o objetivo de acordo o perfil da vaga que se candidatar.

Formação acadêmica: Informe sua escolaridade de acordo o nível e importância. Adicione o nome da faculdade e o ano de formação, caso o curso esteja em andamento você poderá informar o período de conclusão.

#Dica 1: Se você for graduado não é necessário colocar o ensino médio.

#Dica 2: Caso esteja concorrendo a uma vaga de estágio é muito importante colocar a data de início e fim do curso, assim o recrutador terá certeza de que está dentro do período para estagiar e terá mais chances de ser chamado.

Experiência profissional: Este ponto da criação do documento é um pouco trabalhoso, mas uma vez bem elaborado ficará mais fácil para as atualizações. Você deve relatar as empresas que já trabalhou inserindo os seguintes dados:

  • Nome da empresa;
  • Nome do cargo;
  • Período (inicio e fim do ciclo);
  • Resumo de funções aplicadas no cargo ocupado.

#Dica 1: Neste momento é importante pensar que menos é mais, pois se colocar muitas informações fica muito maçante. Para não ficar muito extenso, faça uma lista de atividades realizadas em cada empresa e elabore um pequeno resumo com os pontos mais relevantes do trabalho realizado.

#Dica 2: Evite palavras repetitivas na elaboração do resumo, como por exemplo: “controle de estoque, controle de relatórios, controle de funcionários…” seja o mais objetivo possível.

Informações adicionais: Você poderá adicionar o idioma, cursos relevantes na área de atuação e também atividades de voluntariado.

#Dica 1: Dependendo da vaga que se candidatar, o idioma será um dos pré-requisitos fundamentais para que você avance para a próxima etapa. Neste ponto, especifique o idioma e o nível. Se tiver alguma certificação de proficiência, acrescente o título para se destacar.

#Dica 2: Ao relatar os cursos é importante escrever o Título, o nome da instituição e o ano de realização.  Eles podem ser muito relevantes para a vaga em questão.

3 – Pontos de atenção:

Após estruturar e preencher todas as informações do seu currículo, alguns pontos essenciais devem ser considerados para a finalização e envio do documento.

  • Revisão: Releia todas as informações preenchidas no documento mais de uma vez, certifique-se que tudo está de acordo com o seu perfil e as informações estão corretas. Parece que não, mas você poderá ser eliminado de um processo caso seu currículo tenha erros de português.
  • Seja verdadeiro: Quando você vê aquela vaga perfeita, o trabalho dos seus sonhos e por algum motivo não tem 100% dos requisitos necessários para ocupá-la, mais vale enviar o currículo ressaltando os pontos mais fortes do seu perfil do que colocar informações falsas para se adequar. Infelizmente é um deslize que muitos profissionais cometem e se você for chamado para a entrevista ou a empresa solicitar algum documento comprobatório você poderá se sentir desconfortável.
  • Atualização: É importante manter o currículo sempre atualizado. Mesmo que esteja trabalhando, muitas vezes a própria empresa pode solicitá-lo para uma possível oportunidade interna e/ou complemento da base de dados dos colaboradores.
  • Linkedin: Sabemos que o Linkedin é a rede social oficial para a busca de possíveis candidatos e por isso é importante que você mantenha essa página atualizada de acordo o descrito no currículo enviado. Caso o recrutador entre na plataforma para conhecer um pouco mais do seu perfil, poderá checar as informações tranquilamente.
  • Salvando o documento: Salve o currículo com um nome adequado e com seu nome em seguida, fica mais fácil para o recrutador identificar e evitar ser descartado por engano. É recomendável que o formato do arquivo seja em PDF, evitando desconfigurar o documento ao ser aberto em outro computador.

Concluindo…

Agora que você já tem todas as informações necessárias para fazer seu currículo, que tal começar agora? Ou por que não, revisitar sua “trajetória de vida” atualizar as informações com essas Super Dicas e tornar esse documento tão importante o passaporte certeiro para a sua nova oportunidade?

Deixamos abaixo 3 exemplos que você poderá baixa para te dar aquela força =)

A Evolvup te deseja todo o sucesso nessa nova jornada!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais?
Nos acompanhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *